Fórum RPG Maker Brasil  
Voltar   Fórum RPG Maker Brasil RPG Maker VX Tutoriais
Responder

Opções do Tópico Exibição
  #1 (permalink)  
Antigo 04-09-2008, 21:04
Novato
Pontos: 301, Nível: 2 Pontos: 301, Nível: 2 Pontos: 301, Nível: 2
Atividade: 0% Atividade: 0% Atividade: 0%

Data de Entrada: Sep 2008
Reputação: 11
Hanariel está se destacando por aqui
[Tutorial] Sistema de Pesca, ja que o antigo ta off.

Olá pessoal.
Bem vocês não me conhecem, pois comecei a usar o RPG maker á uns cinco dias. E sempre olho o Fórum para ler os tutoriais.
Acontece que um tutorial que eu achei muito interessante pelo título foi retirado do ar, este é o “sistema de pesca”.
Como não tive a oportunidade de ler, quebrei a cabeça um pouco aqui e desenvolvi o meu próprio sistema de pescaria.

Espero que ele quebre um galho a todos os que como eu, não tiveram a chance de ler o tutorial antigo.

Bem chega de papo furado e vamos ao que interessa:

Este sistema visa criar um pouco mais de realismo ao jogo, pode ser ótimo para temperar seus projetos e dar um destaque ao seu RPG.

Com ele você poderá pescar uma grande variedade de peixes, dependendo da qualidade de sua vara de pescar.

Pode ser feito facilmente por qualquer um, inclusive iniciantes (afinal eu sou iniciante hehe) embora seja um pouco demorado de fazer todos os procedimentos necessários.

Iniciando:
Vamos começar pelo que pode-se chamar a “alma” da pescaria.
Os peixes e a vara.

Apertando F9, vá até o banco de dados, aba ‘itens’, clique no botão que se encontra na parte inferior direita “numero Maximo” e aumente para criar 6 tipos de peixes e 4 tipos de varas (10 itens). Ao lado direito você pode ver uma lista de itens, clique em uma linha em branco para poder criar um novo item, e crie os seguintes itens:

Tipos de Peixes:

Nome: Carpa
Descrição: Peixe muito comum, restaura 5 de HP (ou a descrição que quiser)
Afeta: Um só aliado.
Usável: Apenas menu (isso vai evitar o desequilíbrio no jogo)
Preço: 1
Consumo: Sim
Efeito de cura: (Valor Fixo) 5

Nome: Sardinha
Descrição: Peixe comum, restaura 5% de HP (ou a descrição que quiser)
Usável: Apenas menu
Preço: 3
Efeito de cura: (% de cura) 5

Nome: Atum
Descrição: Peixe gostoso, restaura 10% de HP (ou a descrição que quiser)
Preço: 5
Efeito de cura: (% de cura) 10

Nome: Peixe Espada
Descrição: Peixe muito gostoso, restaura 15% de HP (ou a descrição que quiser)
Preço: 10
Efeito de cura: (% de cura) 15

Nome: Cação
Descrição: Peixe Delicioso, restaura 20% de HP (ou a descrição que quiser)
Preço: 15
Efeito de cura: (% de cura) 20

Nome: Salmão
Descrição: Peixe muito delicioso, restaura 25% de HP (ou a descrição que quiser)
Preço: 20
Efeito de cura: (% de cura) 25

Tipos de Varas

Em seguida crie 4 tipos e varas:

Vara de pescar (Iniciante)
Vara de pescar (intermediário)
Vara de pescar (profissional)
Vara de pescar (Mestre)

Todas elas com as seguintes características
Afeta: Nada
Usável: Não usar
Consumo: Nada

Coloque um preço diferente para cada vara, obviamente a iniciante mais barata, já a Mestre mais cara.

Eu coloquei mais ou menos assim:
Iniciante: 50g
Intermediário: 1.500g
Profissional: 15.000g
Mestre: 30.000g

Criando o evento de pescaria:

Bem feito isto, vamos à parte mais complicada.
Crie um lago ou rio (o que preferir) e onde você quer que seja sua área de pesca coloque um evento sem animação iniciado quando “pressionar tecla”, crie uma variável chamada pesca.

No evento, adicione os seguintes comandos.

Crie uma opção de variável com a variável ‘pesca’ e coloque para substituir, valores aleatórios de 1-20

Crie um novo comando, desta vez em condições.
(condições como o próprio nome diz, são comandos que dão uma condição para o efeito, você escolhe uma condição, Neste caso seria: ter a vara Mestre, e uma exceção que vai ser ativada caso a condição não seja cumprida.)
Na janela nova que vai abrir, escolha a aba numero 4, marque a opção “itens” e escolha “vara de pesca (mestre), deixe um comentário na exceção dizendo (Profissional.) para não se perder mais tarde.

(Isto vai fazer com que o programa verifique se você tem a vara de pescar Mestre, e caso tenha, irá realizar os procedimentos requeridos)

Nesta condição vamos adicionar outra condição, desta vez ativada pela variável pesca.
Escolha o comando condição, na aba 1 mesmo, vai estar ativado por Switch, mude para: “variável”, escolha a variável “pesca”, “Maior ou igual” a constante: 18.
Nesta condição: coloque o comando ‘mudar item’, escolha o item “salmão” e adicione 1, junto com uma mensagem dizendo que o herói ganhou um salmão.

Na Exceção, coloque outra condição por variável (variável pesca, sempre), desta vez se ela for maior que 15.
Na condição cumprida, Adicione um cação, juntamente com a mensagem de que o herói ganhou um cação.

Na exceção da condição acima, coloque outra condição, variável pesca maior que 11, e adicione um peixe espada, juntamente com a mensagem,

Na exceção da condição acima, escolha outra condição que seria, variável pesca maior que 6, e adicione um Atum, juntamente com a mensagem de que o herói recebeu o atum.

Na exceção da condição acima, escolha outra condição que seria, variável pesca maior que 1, e adicione uma Sardinha, juntamente com a mensagem de que o herói recebeu a sardinha.

Bem, isto significa que, se a o jogador tiver a vara de pescar mestre, dependendo do resultado da variável pesca, ele vai receber um tipo diferente de peixe.
Agora o que acontece se ele não tiver a vara de pescar mestre?

Para isso, vamos inserir uma exceção, que vai conferir se ele tem a vara Profissional.

Para isto, na exceção da primeira condição, bem onde você colocou aquela notinha escrita (Profissional) coloque outra condição, que será ativada pelo item: Vara de pescar (Profissional), na exceção deixe um comentário escrito (intermediário) para não se perder mais tarde.
Dentro desta condição, adicione as seguintes condições.

Se a variável pesca for maior que 18, o Herói recebe um Cação e recebe a mensagem de que recebeu o cação.

Na exceção:
Se a variável pesca for maior que 15, recebe um peixe espada, com a mensagem de que recebeu o peixe espada.......

Bem.. deu pra ver que agora é uma repetição do processo anterior...
Mas vai mudar a variedade de peixes pescados, ficaria assim:
Condição:
Variável >=18: Cação
Exceção:
Condição:
Variável >=15:Peixe espada
Exceção:
Condição:
Variável >=11: Atum
Exceção:
Condição:
Variável >=6: Sardinha
Exceção:
Condição:
Variável >=1 Carpa

Na exceção da condição que checa se a vara que está usando é a profissional, onde você colocou o comentário intermediaria, faça como anteriormente, uma condição que verifica se o Herói está portando a vara intermediaria. Se estiver, coloque os comandos abaixo, se não tiver, coloque um Comentário na exceção dizendo “Iniciante”
Condição:
Variável >=18: Peixe Espada
Exceção:
Condição:
Variável >=15: Atum
Exceção:
Condição:
Variável >=11: Sardinha
Exceção:
Condição:
Variável >=6: Carpa
Exceção:
Condição:
Variável >=1 aqui o Herói não ganha nenhum peixe, apenas mande uma mensagem dizendo “nenhum peixe mordeu a isca”

Agora estamos na reta final. A condição de vara iniciante.
Coloque a condição lá onde você deixou o comentário “iniciante”, ativada pelo item “vara de pescar (iniciante)”

Os resultados da pesca vão ficar assim:
Condição:
Variável >18: Atum
Exceção:
Condição:
Variável >=15: Sardinha
Exceção:
Condição:
Variável >=11: Carpa
Exceção:
Condição:
Variável >=1: aqui o Herói não ganha nenhum peixe, apenas mande uma mensagem dizendo “nenhum peixe mordeu a isca”.
Sem nenhuma exceção nesta variável.

Agora coloque na exceção da condição da vara iniciante: a mensagem para o jogador ver: “Você precisa de uma vara para poder pescar.”

Bem, isto tudo vai fazer o que?

Em primeiro lugar, o programa vai verificar se o jogador possui a vara Mestre, se ele tiver, vai pescar normalmente, se não tiver, o programa vai procurar a vara Profissional, se não tiver, vai procurar a intermediaria e caso contrário, a Iniciante, se não tiver a iniciante vai dar uma mensagem que você precisa de uma vara para pescar.

As variáveis aleatórias de 1-20 vão determinar o tipo de peixe que será pescado por cada vara, ou seja, quanto melhor a sua vara, melhor os peixes que você irá pescar.

Bem, acho que não estou esquecendo de nada, desculpem-me por qualquer coisa, é meu primeiro tutorial, e eu resolvi postar aqui por que este fórum tem me ajudado muito na construção do meu projeto. Então espero que tenha sido útil a comunidade no meu primeiro post (ah qual é? Apresentação não conta xD)

Ah... assim que possível colocarei a Demo para vocês ^^
Responder com Quote
  #2 (permalink)  
Antigo 05-09-2008, 22:24
Mapper - vivendo a vida..
Pontos: 1,241, Nível: 5 Pontos: 1,241, Nível: 5 Pontos: 1,241, Nível: 5

Data de Entrada: Jun 2008
Reputação: 17
Jopedrolopes está se destacando por aqui
Re: Sistema de Pesca, ja que o antigo ta off.

Cara, muito show!
O melhor tuto de pescaria que eu já vi...
Tem certeza que esse é o seu 1º tuto? Pois parece que vc é profissa!

Responder com Quote
  #3 (permalink)  
Antigo 05-09-2008, 22:58
create scripts, not Cole
Pontos: 390, Nível: 3 Pontos: 390, Nível: 3 Pontos: 390, Nível: 3

Data de Entrada: Jul 2008
Reputação: 6
Ryu maker gui kaizer é um membro normal

Amei esse tuto,que otimo,vou mandar uma repu para vc
Responder com Quote
  #4 (permalink)  
Antigo 06-09-2008, 04:35
Novato
Pontos: 301, Nível: 2 Pontos: 301, Nível: 2 Pontos: 301, Nível: 2

Reputação: 11
Hanariel está se destacando por aqui

Citação:
Postado originalmente por Jopedrolopes Ver Posts
Cara, muito show!
O melhor tuto de pescaria que eu já vi...
Tem certeza que esse é o seu 1º tuto? Pois parece que vc é profissa!
é meu primeiro tuto sim xD
é que lendo os tutoriais do forum eu peguei um pouco do jeito de criar tutoriais.

mesmo mexendo no maker a pouco tempo, eu ja tinha uma boa noção de programação então os conceitos de variaveis etc ja me eram familiares ^^

que bom que gostaram, fiquei muito feliz em ajudar o povo que me ajudou muito...
Bem como eu havia prometido antes, aqui está a demo!
Arquivos Anexos
Tipo de Arquivo: rar tutorial de pesca.rar (234.5 KB, 24 visitas)
Responder com Quote
  #5 (permalink)  
Antigo 06-09-2008, 04:37
Derterminado
Pontos: 619, Nível: 3 Pontos: 619, Nível: 3 Pontos: 619, Nível: 3

Reputação: 20
Bola está se destacando por aqui
Enviar mensagem via MSN para Bola

vou baixar
Responder com Quote
Responder

Opções do Tópico
Exibição

Ir para...

Horários baseados na GMT -2. Agora são 04:07.