[RPG Maker VX] THE HUNTERS - Legends of the Forbidden Treasure (Tópico refeito e atualizado)
THE HUNTERS Legends of the Forbidden Treasure
O projeto teve uma análise feita pelo Night'Walker na RMZine, confira clicando aqui
Ficha Técnica:
Nome em Português:CAÇADORES DE TESOURO, em A Lenda do Tesouro Proibido. Categoria: RPG Maker VX Criador: Tunico Equipe: Shin e Epinor Flamblade como escritores Versão: Demo 1.0 (disponível para download) Idioma: Português BR
Índice
1.0 História
1.1 Personagens
2.0 Scripts
2.1 Bugs
2.2 Download
3.0 Spoiler dos amuletos
3.1 RMTOP
3.2 Agradecimentos
3.3 Screens
1.0 História:
Prólogo
Contam as mais antigas lendas que, no início dos tempos, os Deuses emitiram um raio de luz no vazio. Este se ramificou na imensidão e, na suas extremidades, dez esferas se formaram. Delas, a vida fluiu e preencheu os espaços dando origem ao mundo conhecido como Gaia e a todos os seres vivos. Os primeiros a caminhar sobre o mundo, os Cetras, tinham o conhecimento da localização das esferas e os Deuses atribuíram a eles, a tarefa de protegê-las através das eras.
Uma nova raça
Com o passar do tempo, a vida, em Gaia, tomou diversas formas. Plantas e árvores já cobriam a terra e animais povoavam os mares, a terra e o ar quando a humanidade surgiu. Diferentes de todos os outros seres vivos, a humanidade não buscava o equilíbrio com o meio-ambiente e sim dominá-lo. Sua sede por conhecimento e poder os levou em busca de inúmeros tesouros de Gaia. Pedras preciosas, animais de pele macia, árvores que davam seiva e frutos únicos. Os humanos criaram o comércio e sua invenção os fez viajar por todo o mundo em busca de tudo que pudesse ser caçado, garimpado ou arrancado e, posteriormente vendido. E, assim, sua civilização cresceu mais rápido do que qualquer um poderia dizer.
Conforme os humanos cresciam, eventualmente, eles tiveram contato com os Cetras. Estes, com pena da humanidade, lhes ensinaram as artes, a música, a escrita, a agricultura e a magia. Com o conhecimento Cetra, os humanos alcançaram uma época de paz e harmonia. Embora advertidos pelos Deuses para não confiar na raça humana, os Cetras abriram os portões de suas cidades proibidas, localizadas nas extremidades do mundo, como nunca haviam feito para nenhuma outra raça. E este foi seu maior erro.
A Guerra Cetra
Quando os humanos tomaram conhecimento das esferas da vida, sua ambição voltou a dominá-los. Tomados pela ganância, os humanos iniciaram uma guerra contra os Cetras em busca das esferas. A Guerra Cetra, como viria a ser chamada, durou séculos... Séculos de morte, tristeza, dor e sofrimento, pois, a cada esfera obtida, a ganância humana se renovava e a guerra continuava.
A poderosa Espada Majora
Depois que os humanos obtiveram cinco esferas, os Deuses intervieram. Deram ao Rei Cetra a Espada Majora, uma espada capaz de cortar qualquer coisa, seu brilho iluminava todos os cantos de Gaia e cegava todos aqueles cujo coração estivesse tomado pela ambição. Com a ajuda da espada, os Cetras baniram a humanidade das cidades proibidas e obtiveram quatro esferas de volta. Humilhados, os humanos concentraram-se no centro de Gaia e usaram o poder da única esfera que conseguiram para se proteger. Ao redor desta esfera, a caótica civilização humana tornou-se um reino e este reino tornou-se um país.
Uma nova era
Os Cetras permitiram que os humanos ficassem com uma esfera como lembrança do que ocorreu. Os humanos ancestrais omitiram grande parte da história e fizeram questão de esquecer a derrota que sofreram, transformando a história em lendas e as lendas em mitos. Através dos tempos a Guerra Cetra e a Espada Majora se tornaram estórias para assustar crianças... mas algumas crianças não se assustam...
OBS: História revisada e reescrita por Shin
1.1 Personagens:
Arsh Dwight: Um jovem caçador, talentoso e determinado. Sempre cercado de seus amigos e de sua irmã, Silvia, Arsh sonha em um dia se tornar um grande caçador como seu pai e aventurar-se pelo mundo desvendando os mistérios dos tesouros proibidos das lendas que ouvia quando criança.
Silvia Dwight: A irmã caçula de Arsh é teimosa e possuiu um gênio forte. Aventureira, odeia a vida pacata que levam em seu vilarejo e está determinada a mudar isso. Apesar de ter apenas 10 anos, ela quer seguir Arsh e aventurar-se pelo mundo... O problema vai ser convencer seu irmão...
Ghal Darthmouth: Um jovem rapaz membro da família Darthmouth. Uma simples família do interior famosa por formar grandes soldados de Elmorm. Forte e esperto, Ghal tem apenas um ponto fraco: mulheres. E essa fraqueza já o pôs, junto com seu amigo Arsh, em várias enrascadas. Este mulherengo diz que está louco para viajar o mundo, em busca das “mais belas mulheres”, mas, talvez seus motivos sejam mais nobres do que ele gostaria. Seu pai é um soldado da elite do Reino de Elmorm e há muito tempo não se tem notícias dele.
Arien Caladiel: Uma misteriosa viajante de uma terra longínqua. Arien é muito perspicaz, arguta e forte apesar de sua dócil aparência. Treinada no uso de arco e flecha desde criança, ela não pensa duas vezes quando tem que proteger àqueles que ama. Seu destino cruzará com o de Arsh e seus amigos e suas vidas nunca mais serão as mesmas.
Eldwin Saymon: Próspero estudante da Academia de Magia de Elmorm. Eldwin é uma pessoa racional, ponderada e muito calma. É a típica pessoa que planeja muito bem as coisas antes de fazê-las. Seu desejo é um dia se tornar um grande acadêmico conhecido no mundo inteiro. No entanto, toda sua lógica vai por água abaixo quando Isabella Beverly está por perto. Apaixonado por ela desde sempre, Eldwin faz de tudo para conquistá-la, ou pelo menos tenta, pois, sua timidez com o sexo oposto não o deixa fazer nada.
Isabella Beverly: Uma jovem sacerdotisa da Igreja da Elmorm, Isabella é dedicada e está sempre tentando ajudar ao próximo. Não é uma mulher de grandes sonhos e muito menos aventureira, mas acredita que suas habilidades do sacerdócio podem ajudar muitas pessoas ao redor do mundo e, por isso, ela planeja viajar antes de realizar seus votos. Muito meiga e doce, ela cativa todos, principalmente o jovem Eldwin, o problema é que ela é ingênua e não percebe o que acontece ao seu redor.
OBS: Personagens revisados e reescritos por Shin
2.0 Scripts:
Clique no "mostrar" para ver todos os scripts do jogo.
Apresentação Dark Chocobo
Menu de Itens Dark Chocobo
Menu Personalizado V1.3.1 Ib Guilherme
Barras no estilo CogWheel V1.0 Syvkal
Side Battle System Tankentai V2.6 e add-on’s RPG Exploration Tradução para o Inglês por Kylock Tradução para português (BETA) por Falco, Flaepru e Night'Walker
Sistema de Partículas VX V1.2 Andrew McKellar (Anaryu)
MOG Scene Title Screen Miria V1.0 Moghunter
MOG Battleback XP V1.0Removido por enquanto Moghunter
MOG Transition XP V1.0 Moghunter
KGC Force Stop Victory ME VX KGC Softwares
KGC Cursor Animation VX KGC Softwares
KGC Extended Equip Scene KGC Softwares Traduzido Por NaRuToMaKeR
KGC Compose Item KGC Softwares Traduzido por NaRuToMaKeR
Scripts adicionados:
Anti-lag system Grupo PR Coders
Neo Message System 2.0 Woratana
Neo Save System Woratana
Tradução RPG Maker Brasil - Randal Br
2.1 Bugs
Todos os bugs da Demo 1.0 citados já foram corrigidos. Obrigado pela ajuda.
OBS: Recomendo ninguém resetar o jogo apertando F12, não sei porque, mas dá um erro, se quiser resetar, melhor fechar o jogo e abrir de novo
Para aqueles que tiveram dificuldades em achar os amuletos da Sara, clique aqui embaixo no "Mostrar" e terá informações que não existem no jogo, na verdade existe, mas não tão escancaradas como aqui. Bem, em outras palavras é um spoiler, se você ainda não jogou a demo não é aconselhável, já que perderá a graça.
Se você continuar lendo é por sua conta e risco.
Existem 10 amuletos, 5 vermelhos e 5 azuis, existem também duas estantes na casa da Silvia com uns números que a princípio não significa nada. Na estante da direita tem cinco números nessa ordem 2, 1, 5, 3 e 4. Na estante da esquerda, existem quatro números 23, 15, 43 e 4. O que significa isso? Os da direita é a ordem que você irá achar os vermelhos, é impossível achar o amuleto 3 sem ter achado o 5. Os da esquerda são a ordem necessária para achar os amuletos até chegar ao fim. Mas como saber a ordem certa. Eu disse na estante da direita que os números 3 e 4 são azuis. Então basta juntar as informações. 2, 3, 1, 5, 4, 3 e 4 Pronto, você fez a junção e obteve uma ordem. Mas o que são esses números azuis? Simples, se você não achar o amuleto azul 3 e 4 você não termina o puzzle, ai pra ficar mais difícil eu misturei os outros azuis pela vila, que são 1, 2 e 5 eles estão lá só para atrapalhar e não deixar o jogador achar tão fácil.
O que acontece se eu achar um amuleto que esta nessa ordem?
Simples, alguma coisa do mapa vai mudar, a posição de uma galinha deixando passagem, ou uma ovelha, ou um npc etc, basta prestar atenção nos pequenos detalhes.
Mas não consigo achar nada!
Então siga as dicas dos npc's, porque você acha que a menina do piano fala aquilo? Ou porque o velho fala de galinhas? etc.
1ª dica "A segunda nota da escala pentatônica está estragada" ou seja, segunda quer dizer 2 (primeiro número da ordem que você achou) pentatônica, quer dizer 5 (que vem de penta = 5)
2ª dica "A história do bardo que sempre começa o dia tocando piano e termina bebendo" O que você faz? Vai no piano ora!
3ª dica " Velho que diz que comia galinha e depois dormia na despença" Não parece meio óbvio? Procura alguma coisa perto das galinhas, depois vai pra uma das duas despensas da vila.
4ª dica " A mãe da Silvia diz que a Sara ajudou ela a colocar as coisas na despença" Contou onde tava o amuleto!
5ª dica "homem diz que viu uma garota no celeiro, mas não sabe quem era (deu a entender que essa menina tava se escondendo, ou escondendo algo) " Você vai pra onde? No bar ou no celeiro?
6ª dica " A Silvia suspeita desde o início que tinha algo errado com o relógio da casa dela" Olhe o relógio uai!
7ª dica Se até aqui você achou os 4 amuletos vermelhos então é hora de pensar um pouco. Numa das estantes diz que: "Para achar seu grande tesouro, você tem que ter 4 grandes prêmios." Faz sentido agora? Não? Então misture com a dica nº 2, existe algum bêbado na vila?... Pronto, matou a charada!
Se mesmo assim não conseguiu, me mande pm e ajudarei sua pobre alma dizendo onde estão com screens! auhsuahush! Mas agora acho que tá fácil, acha que eu ia dizer onde estavam detalhadamente? Você não imagina o trabalho que deu fazer isso, me enrolei um monte de vezes com as switchs, agora é sua vez de quebrar a cabeça! XD
É ano de eleição meu povo, portanto vote em meu projeto, clicando aqui
ou na imagem do RMTOP em minha assinatura
3.2 Agradecimentos:
Agradeço ao Shin por estar me ajudadno a escrever e a editar a história de The Hunters, e mais recentemente ao Epinor Flamblade, que ajuda com idéias e elaboração da história e roteiro. Ao artista Kaduki por ter feito os desenhos dos personagens que utilizo, agradeço também os criadores dos scripts que uso no meu jogo, e o apoio de todos da RPG Maker Brasil.
Re: THE HUNTERS - Legends of the Forbidden Treasure
Putz... Tanto visualmente como em termos de sistemas e de história (que lembrei, num certo ponto, do sistema de magia de arkanun/trevas...), seu projeto está MUITO bem feito! Boa sorte! Talvez ele se torne uma das lendas do fórum!
Cara, acho que nao tenho mto oque dizer do teu projeto, de todos o que vi o seu eh um dos 5 melhores com certeza. Tópico muito bem organizado, mapas (pelo menos até agora) muito bem feitos, Boa utilização do portugues... Pra min voce só está pecando um pouquinho na história, nela há muitos "Dizem que", tente reduzir ou até retirar isto, ficaria bem melhor tua história...
Enfim, teu projeto está muito bom, se seguir assim pode ter certeza que será sucesso!
Flw!
Estória = 75%
Eita, agora eu fiquei surpreso, não esperava ganhar tamanhos elogios. Bom, de qualquer forma isso anima a gente, não há dúvidas XD. Muito obrigado mesmo gente!
E em relação a história... Meu Deus, vc tem razão linkragnarok, depois que vc disse eu fui reparar, realmente repeti muito o "dizem que"... Obrigado pela sugestão.
Mas só uma coisa, para esclarecer. Eu escrevi a história desse modo de propósito, a minha intensão era como se alguém tivesse contando ela ao herói do jogo, no caso vcs, os jogadores. Se perceberem vão notar isso, parece que não é um narrador que fala, mas sim um personagem do jogo, propositadamente eu deixei coisas vagas como devem ter notado, além disso gerar um suspense, eu não seria capaz de contá-la com mais detalhes, pois criei ela hj a tarde, ta muito crua como já disse antes.
Olha só... finalmente alguém usou os belos chars e faces do Kaduki...
Eu os adoro... e o Kaduki vem atualizando o site com mais frequencia nos últimos dias...
Quanto a seu jogo...
A estória tá boa, mas tá com muita coisa... 10 esferas... 22 caminhos... 22 jóias pra formar uma espada?! Que espada é essa? rsrsrs... Ela tem uma lâmina ou ela é só de jóias?
Não me leve a mal. A estória está legal. Ao ler seu texto a gente sente um certo misticismo... me traz a mente aquela árvore de sephirot da cabala judia... não sei se era essa sua intenção...
O tópico tá bonito e bem organizado.
As screens são lindas, parabéns! Principalmente a primeira, a quarta e a última. Se vc manter este nível em todo jogo, vai ficar incrível.
Os personagens estão bem típicos de RPGs... tudo vai depender de como vc vai trabalhar a personalidade deles...
Bom, no geral... é um bom projeto.
Se tudo der certo... sua habilidade em mapeamento + chars do Kaduki + uma boa estória..
Teremos um dos melhores jogos do VX na atualidade... :D
Citação:
Postado originalmente por Shin
Quanto a seu jogo...
A estória tá boa, mas tá com muita coisa... 10 esferas... 22 caminhos... 22 jóias pra formar uma espada?! Que espada é essa? rsrsrs... Ela tem uma lâmina ou ela é só de jóias?
Não me leve a mal. A estória está legal. Ao ler seu texto a gente sente um certo misticismo... me traz a mente aquela árvore de sephirot da cabala judia... não sei se era essa sua intenção...
uahsuhaushuashuhasu... Realmente tem muita coisa, e essa espada é do demo mesmo, 22 jóias! uahuhsaushuas... Sei que é exagerado, mas eu gosto disso, aquela coisa meio sem lógica né, mas imagina que seja 22 diamantes pequenos, que não estejam na lâmina (esqueci o nome onde se empunha a espada uahsuhaus)
E realmente foi lá de onde eu tirei essa história, da cabala judia, as esferas no meu jogo se refeream aos sephirots, mas achei melhor mudar o nome pelo fato dele ser bem conhecido né XD E tb pra eu poder inventar outras coisas em cima disso, mas talvez eu crie nomes pra essas esferas em particular. A minha intensão é criar um certo misticismo mesmo, vou bolar várias histórias em cima de mitologias, seja grega, nórdica, egípcia, chinesa, judáica, etc... Mas como meu jogo é sobre tesouro, quero explorar muita coisa dos povos do Mediterrâneo, tipos os Persas por exemplo, e quero colocar os chichês que ficam legal tb, tipo a caverna da caveira, e explorar os piratas e viagens de navio, coisas do tipo...
Mas enfim, obrigado pelos elogios e que bom que vcs gostaram dos mapas, como vcs devem ter notado, tem alguns que são escuros, eu fiz duas camadas de pictures, que ficam se movimentando, dando uma leve animação, eu gostei do efeito, além de ter mudado o tom da tela tb, pra ficar escuro. Tem outros mapas que eu até me surpreendi, mas achei melhor fazer surpresa, até eu lançar a demo.
Eu mexo com mapas desde 2002, não é possivel que eu não tenha aprendido uai! ahushaus Eu adoro o rtp do VX, por isso nem quero mudar, dá pra fazer muita coisa legal com eles.
[OffTopic=ON] Eu também uso os chars do Kaduki, aquele cara é o gênio do pixel art cara, eu jpa tentei seguir o tutorial dele de como fazer chars mas não consegui T.T [OffTopic=OFF]
A história tá legalzinha, puxou pro lado Grandia ( grande jogo de PS1 ) a história do personagem principal, mas hoje em dia não existe mais uma história totalmente única.
Como o Shin já disse, 22 jóias... deve ser uma espada brilhante + sagrada + overpower xD
Sua habilidade como mapper é muito boa, aprecio isso, porque aqui sempre tem jogos de pessoas muito muito novatas e fazem tudo de mal jeito, o seu está perfeito na minha opinião, MAS evite fazer mapas muito pequenos como aquele do esgoto E com passagens muito estreitas como no 2º anexo.
NOTA:10
[OffTopic=ON]Cara, eu lhe imploro, me ensina como deixar a batalha com aqueles chars que o Kaduki faz, eu acho aqueles chars muito... muito... tô até sem palavras... Mas por favor, me ensina *-*[OffTopic=OFF]
Cara, eu lhe imploro, me ensina como deixar a batalha com aqueles chars que o Kaduki faz, eu acho aqueles chars muito... muito... tô até sem palavras... Mas por favor, me ensina
É simples, existe os chars do Kaduki em animação, meio de lado, como ta na screen. Aí é só vc pegar o script Side Battle System Tankentai V2.6 com add-on’s e pronto. Vai ficar parecido, só não vai ficar igual pq eu configurei do meu jeito, deixei os chars mais próximos e fiz pequenos ajustes. É fácil, no script ta muito bem explicado.
E mais uma vez obrigado a todos, estou realmente adorando ler os comentários, estão me ajudando muito, são ótimas críticas que me ajudam a melhorar o jogo.
E a respeito dos mapas... É uma característica minha fazê-los estreitos e pequenos, mas não é regra geral, existem vários mapas diferentes, inclusive grandes, tenho certeza que vão gostar quando começarem a jogar, é muito bem detalhado, que acho ser a minha maior característica.
Aproveitando aqui, gostaria de falar, que a história já ta mais completa, to apenas fazendo testes de mapas pra ver se consigo jogar a história em cima do rtp, já que possivelmente acrescentarei mais 2 raças além dos humanos e Cetras, qualquer coisa eu edito o tópico. Já terminei uma boa parta da introdução e agora estou começando a fazer pequenas quests no inicio do jogo, pra começar a explicar o funcionamento dos sistemas.
E aguardem, to fazendo o possível pra lançar uma demo o mais rápido possível.